quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Barueri se mobiliza para o Dia do Bem

Barueri terá mobilização do Dia do Bem para ajudar comunidade carente de Berilo (MG)
Ações serão realizadas no Dia do Bem, 10 de dezembro
Barueri está mobilizada para ajudar a população carente da cidade de Berilo, localizada no Vale do Jequitinhonha (MG). Após o pronunciamento do prefeito de Barueri, Rubens Furlan e da coordenadora do Movimento “Barueri Sou do Bem,” Sônia Furlan, para desenvolver ações humanitárias que vão ajudar a comunidade carente da cidade de Berilo, vários parceiros começaram a se somar à iniciativa.

A ajuda a Berilo nasceu da vontade do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, que desejava desde o ano passado contribuir com ações humanitárias em prol de uma cidade do Vale do Jequitinhonha. Após levantamentos e várias sugestões, Barueri organizou uma comitiva com diversos profissionais para levantar a realidade de Berilo.
Reunião do Prefeito Rubens Furlan, Sônia Furlan com o Prefeito Lázaro Pereira Neves e seus assessores
O resultado do levantamento mostrou que em Berilo falta quase tudo: comida, remédios, material de higiene pessoal, água e estradas para facilitar o acesso à cidade.

Os dados foram apresentados para a coordenadora do Movimento Barueri, Sou do Bem, que, sensibilizada, imediatamente começou a mobilização. A vinda a Barueri da comitiva de Berilo, formada pelo prefeito da cidade, Lazaro Pereira Neves e secretários, em setembro, reforçou as necessidades já levantadas.

De forma solidária, a comunidade de Barueri atendeu à solicitação do governo municipal. Em poucos dias vários parceiros foram contatados e se somaram à iniciativa.

Encontros estão acontecendo na cidade e mobilizam empresários, entidades e a comunidade em geral. Todos querem contribuir. Na primeira reunião de trabalho para organização do Dia do Bem em Barueri (10 de dezembro), várias ideias foram sugeridas e abriram a possibilidade de ampliar o atendimento a Berilo.


Na própria reunião, parceiros já se colocaram à disposição para ajudar o Fundo Social nesta empreitada, e as primeiras doações foram anunciadas: computadores, internet grátis, embalagens de caixas para cestas básicas, material escolar e até mobiliário para instalação de uma biblioteca pública em Berilo.

50 toneladas de alimentos
Só os gincaneiros da “Gincana do Bem” 2009 conseguiram arrecadar cerca de 50 toneladas de alimentos, que serão entregues no dia 10 de dezembro na cidade mineira.
No Dia do Bem, uma comitiva de Barueri estará junto com Sônia Furlan, entregando as doações. Uma grande festa está sendo programada para a data e vai mobilizar as duas comunidades: Barueri e Berilo.
*Você também pode colaborar com a iniciativa, basta entrar em contato com a Central do Bem, no telefone: 4199-1339. Uma lista de material encontra-se à disposição da comunidade para realizar as doações.
Retrato de Berilo
Berilo tem uma área de aproximadamente 584 km². É quase 10 vezes maior que Barueri. Sua população, segundo estatística do IBGE em 2008, é de 13.659 pessoas, sendo que mais de 75% da população está na área rural, dividida entre três distritos e 42 comunidades, sendo alguns quilombolas. Chama muita atenção os altos índices de pessoas com doenças mentais, alcoólatras e pacientes chagásicos (que já contraíram doença de Chagas).
As comunidades apresentam grande diferença no padrão de vida dos moradores rurais comparados aos da área urbana. O problema para acessar estas comunidades é que cada uma fica bastante distante da outra (mais ou menos 30 km), e as casas também são muito separadas. As estradas de terra são extremamente precárias e alguns moradores costumam andar mais de uma hora para conseguir pegar um ônibus, ou buscar água, por exemplo.
http://www.barueri.sp.gov.br/ 14.10.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário